segunda-feira, 13 de julho de 2009

Na França, há 220 anos, uma revolução.





Mudanças na Europa e na América

A Europa já havido sido surpreendida pela Revolução Gloriosa (1688) e na América já havia ocorrido a Independência dos Estados Unidos (1776), no entanto, a Revolução Francesa não só seguiu a linha do processo revolucionário em marcha, como também ampliou o impacto das mudanças. O triunfo burguês que este momento histórico consagrou, rompeu com o paradigma do Antigo Regime e mais levou, o novo modelo - através do exemplo ou das guerras - para outras nações europeias.

Entre Jacobinos e Girondinos

Durante os 10 anos em que a França convulsionou (1789-1799) o poder mudou de mãos, indo e vindo entre moderados e radicais, mas com certeza, após todo o processo, nem a França, nem a Europa seriam mais as mesmas.

Atualidade

E hoje comemoram-se 220 anos da data que é vista como marco da Revolução: A Tomada da Bastilha, não sem motivos, escolhida como data nacional francesa. A História ainda possui muitas considerações a serem feitas sobre este fato. Uma das perguntas que deve ser levantada é: A Revolução se extinguiu com o Império Napoleônico ou as conquistas deste general levaram a revolução adiante? O que você leitor, pensa?
Podemos arguir ainda: Quais os efeitos da Revolução sobre outros povos, especialmente da América e da Europa?
Esses são pequenos exemplos de como ainda há muita coisa a ser analisada sobre a Revolução Francesa.

Veja mais:
OSTERMAN, Nilse Wink e KUNZE, Iole Carreta. Às armas cidadãos. Editora Atual Coleção História Geral em Documentos. Sobre o livro
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=133
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=529730
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=179
http://cliojorge.blogspot.com/2008/07/hoje-uma-daquelas-datas-que-os-que-se.html

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Jorge!Como um grande apaixonado pela história, esse blog é você,portanto levar um pouco da história para os amigos e curiosos é maravilhoso. Josi

Diogo Barreto disse...

Sem dúvida uma Revolução de fato. Mudanças muitas, sonhos alcançados, ilusões vencidas. A França nunca mais foi a mesma e, aqueles que seguiram seu exemplo, também.

Abraço!

Unknown disse...

Gostei

Um número entre as estatísticas disse...

Tá legal o blog falta só atualizar

Um número entre as estatísticas disse...

Atualiza! Atualiza! Atualiza!