quinta-feira, 19 de julho de 2007

Um Cais em Santa Cruz do Capibaribe









Imagens do Cais em sua inauguração e atualmente.

Um cais é uma referência de cidades localizadas na costa ou em regiões onde a navegação fluvial se faz presente. Por ele pessoas e mercadorias chegam e saem, a comunicação com outras localidades é feita por ali, enfim, é uma ligação, uma janela para outros locais.
Em Santa Cruz do Capibaribe há um cais, muito embora a grande maioria desconheça!
Aparentemente é mais um mirante que mesmo um cais. No dia 31 de janeiro de 1973, foi a obra foi inaugurada e possivelmente tinha como objetivo principal possibilitar a visão das cheias do Rio Capibaribe, cremos também que talvez havia o interesse de que o cais pudesse servir para que pessoas atravessassem o Capibaribe em dia de cheias em canoas e utilizassem o mesmo para atracar, há ainda quem afirme que se trata de uma contenção às cheias. A dificuldade em definir algo sobre o mesmo deve-se à falta de fontes. O pouco que se pôde coletar diz que o cais foi inaugurado pelo Padre Zuzinha e vemos em imagens que a cerimônia de inauguração foi muito concorrida, na oportunidade o Padre estava concluindo seu 1º mandato de Prefeito (cargo que viria a exercer uma segunda vez) e tomava posse Braz de Lira.
Atualmente o cais encontra-se em total estado de abandono e depreciação. As pessoas que por ali transitam não têm nenhuma noção de que se trata de um patrimônio histórico do município.
Fica aqui a sugestão para que as pessoas competentes se dêem conta do valor histórico deste espaço e num esforço mais que justo, recuperem e conservem o Cais da Igreja, como era conhecido.

Um comentário:

Anônimo disse...

contrutivo, historico, e a cara de uma pessoa legal... parabens pelo blog....

Ass: Adalberto de sena