segunda-feira, 16 de julho de 2007

E a Lua deixa de ser apenas dos namorados!


Julho de 1969, a Guerra Fria ganha mais um importante capítulo: a chegada do ser humano à Lua.
Em 16 de julho de 1969 foi lançada em Cabo Canaveral (base de lançamento de foguetes dos EUA) a nave Apolo 11, que quatro dias após aterrissou na superfície lunar. Este evento marcava o sucesso do programa espacial dos Estados Unidos, que visava demonstrar ao mundo, e em especial à União Soviética, o seu desenvolvimento tecnológico.
Desde a década anterior que ambos os países, tratados como superpotências, enviavam satélites e foguetes ao espaço. A União Soviética mostrava em relativa vantagem pois já havia colocado em órbita o Sputnik I (primeiro satélite artificial em órbita, em 1957) e o Vostok (Nave tripulada pelo astronauta Iuri Gagárin, primeiro ser humano a ir ao espaço, em 1961). A chegada da Apolo 11 representava portanto, uma reação dos Estados Unidos na chamada Corrida Espacial.
Como diversos outros eventos históricos, a chegada do ser humano à Lua ainda é contestada atualmente. Você concorda que o ser humano não chegou à Lua? Ou isto é apenas mais uma daquelas teorias conspiratórias?


Veja mais:

http://historia.abril.uol.com.br/2006/hojenahistoria/julho.shtml

http://www.afraudedoseculo.com.br/

http://www.observatorio.ufmg.br/pas14.htm

Um comentário:

Fernando Firmino da Silva disse...

Jorge, amigo. Obrigado pela visita no meu blog e estarei sempre visitando o seu. Assim nos aproximamos mais e mais. Esse blog tem tudo a ver contigo. Debatíamos muito sobre história e você sempre tinha uma visão perspicaz e super bem informado sobre os fatos. Parabéns pelo blog. É uma excelente ferramenta para a troca de conhecimento.

fernando f. silva
via Salvador