sexta-feira, 20 de julho de 2007

Crianças no Poder!



Imagens de D. Pedro II (ainda criança), D. Sebastião e Tutancamon (máscara funerária)

Crianças à frente de governos, liderando impérios, conduzindo o destino de nações e povos. O que hoje pode parecer uma aberração - basta ver a idéia de maioridade trazida no Código Civil Brasileiro – tornou-se relativamente comum em outras épocas.
Por trás destas situações estavam interesses políticos, econômicos e religiosos. Muitas pessoas e grupos possuíam interesse em que governantes-crianças ocupassem o trono, isto garantiria estabilidade, facilitaria a influência e ação destes grupos e dava uma idéia de legitimação.
Alguns exemplos famosos disto foram
Tutancamon no Egito Antigo, D. Pedro II no Brasil e D. Sebastião em Portugal. Muitos outros casos poderiam ser citados mas estes são reverências significativas, cabendo destaque nos casos de Tutancamon - que assumiu o trono em meio a um momento de instabilidade no Egito, após o conturbado reina do Akhaenathon e sua tentativa de implantação de um monoteísmo - e também D. Pedro II - que ascendeu ao trono em meio às diversas rebeliões do chamado Período Regencial (1831-1840) e que teve um longo reinado, que estendeu-se até a proclamação da República em 15 de novembro de 1889.
Em tempos que se discute redução da maioridade penal, imagine o que se diria caso o país ainda fosse governado por um adolescente de 14 anos...

Nenhum comentário: